Plano de saúde
Atualizado: 
Publicado: 
Leitura 
de 6 min
Deisi Gois

Deisi Gois

Redação jornalística

Faixa etária para plano de saúde: melhores por idade

Família sentada em sofá e sorrindo

Além da rede credenciada e serviços oferecidos pelo plano da saúde, a idade também é um fator de influência no valor final. Por isso, é importante entender quais são as dez faixas etárias da ANS para conseguir estimar qual é o preço do seu convênio.

Ao levar em conta a sua faixa etária, você consegue fazer escolhas mais inteligentes de plano levando em consideração os serviços que lhe serão mais úteis. Confira quais são todas as faixas etárias e qual é a melhor opção para clientes de São Paulo de acordo com a sua fase de vida.

Como é dividida a tabela de faixa etária para plano de saúde?

Atualmente, a tabela para contratação de plano de saúde é dividida em 10 faixas etárias, sendo que o valor é reajustado quando existe a migração de uma faixa para a outra.

Tabela com faixas etárias de planos de saúde

Uma outra tabela de idade é adotada para os clientes que possuem contratos mais antigos, aqueles assinados entre 2 de janeiro de 1999 e 1 de janeiro de 2004. A primeira faixa dessa tabela vai até 17 anos, sendo que a última começa com 70 anos.

Se você adquiriu seu plano antes de janeiro de 1999, não se preocupe, o que vale é o que está previsto no contrato. Para aqueles que estão pensando em contratar um novo plano de saúde, vale a nova tabela.

Qual plano contratar para a faixa etária de 0 a 18 anos?

A primeira faixa etária é a mais barata, já que a lógica é que pessoas mais jovens são mais saudáveis e, consequentemente, vão menos ao médico. A única exceção para isso são os bebês e crianças até mais ou menos os 4 anos de idade, que precisam de maior acompanhamento. Ainda assim, os preços são baixos pois a maioria são consultas e não procedimentos complexos, exceto em casos de doenças crônicas.

Durante a escolha, preze por planos de saúde que tenham atendimento próximo a sua casa. Isso pode fazer uma grande diferença caso precise levar as crianças ao hospital durante uma emergência. Locais com bons profissionais de pediatria, especialidade voltadas para os mais jovens e pronto-socorro infantil também são bastante relevantes.

Quem procura escolhe pelas seguintes operadoras:

Preços para a faixa etária de 0 a 18 anos

Qual plano contratar para a faixa etária de 19 a 23 anos?

Nesta faixa etária, excluindo a possibilidade de algum histórico de doença crônica, as visitas ao médico se restringem à alguns procedimentos de prevenção ou algumas visitas de emergência ao pronto-socorro. Por isso, se você vai investir em um plano de saúde, é possível ter opções baratas que cubram as suas necessidades.

Quem procura escolhe pelas seguintes operadoras:

Preços para a faixa etária de 19 a 23 anos

Qual plano contratar para a faixa etária de 24 a 28 anos?

Há alguns anos, mulheres nesta faixa etária já estavam com planos para engravidar, porém isso tem mudado de acordo com dados recentes do IBGE. Sendo assim, beneficiários nessa faixa etária, assim como na anterior, focam em prevenção e atendimentos de urgência, mas devido a melhor estabilidade financeira podem investir em planos melhores.

Se em breve está planejando ter uma família, se prepare para ter um plano que atenda maternidade, hospitais com pediatria e pronto-socorro. Caso tenha algum problema como doenças crônicas, busque redes credenciadas que tenham especialidade para a sua condição.

Quem procura escolhe pelas seguintes operadoras:

Preços para a faixa etária de 24 a 28 anos

Qual plano contratar para a faixa etária de 29 a 33 anos?

Este é um período no algumas mulheres estão se planejando para ter filhos. Por isso, busque por hospitais com atendimento hospitalar e laboratorial voltado para este público. Procure por boas maternidades, ginecologistas e até mesmo bons pediatras.

Se isso ainda não está nos seus planos, clínicas e hospitais para a realização de exames de rotina podem ser o suficiente. Se já tem filhos, mas procura um plano de saúde para bebê ou crianças pequenas, hospitais com pediatria próximos de casa podem ser a solução.

Quem procura escolhe pelas seguintes operadoras:

Preços para a faixa etária de 29 a 33 anos

Qual plano contratar para a faixa etária de 34 a 38 anos?

Nesta faixa etária, é muito comum que os usuários queiram contratar também para a família, além de checkups e acompanhamentos médicos começarem a se tornar mais frequentes. 

Se você tem filhos pequenos, busque por bons pediatras e pronto-socorro 24 horas. Para os adultos, procure pelas especialidades que você mais precisa e médicos da sua confiança. Além disso, planos que vão manter você e a sua família seguros durante as viagens também podem ser uma boa opção.

Quem procura escolhe pelas seguintes operadoras:

Preços para a faixa etária de 34 a 38 anos

Qual plano contratar para a faixa etária de 39 a 43 anos?

Os exames de rotina vão se tornando cada vez mais frequentes, sendo que é preciso cada vez mais procurar por especialidades como cardiologistas, oncologistas, endocrinologistas, dentre outros. Além disso, os dependentes do plano já estão mais velhos, podendo já ter migrado para uma faixa etário com valor mais alto.

Por isso, procure por clínicas para realizar suas consultas e bons laboratórios para manter os seus exames em dia. É cada vez mais necessário buscar por especialistas que sejam da sua confiança.

Quem procura escolhe pelas seguintes operadoras:

Preços para a faixa etária de 39 a 43 anos

Qual plano contratar para a faixa etária de 44 a 48 anos?

Se você possui filhos que estão como seus dependentes no plano de saúde eles estão ficando cada vez mais velhos e avançando faixas etárias, o que pode encarecer o seu plano. A vantagem disso, é que não precisam mais de atendimento especializado, então a prevenção deve estar voltada para os titulares.

Se você tem mais de 40 anos, já deve ter percebido que os planos de saúde ficam com valores cada vez mais altos. Isso porque, nesta faixa etária, o mais recomendado é que homens e mulheres realizem exames periódicos como cardiovasculares, de próstata, mama e ultrassons da tireóide. 

Quem procura escolhe pelas seguintes operadoras:

Preços para a faixa etária de 44 a 48 anos

Qual plano contratar para a faixa etária de 49 a 53 anos?

Nesta idade pode ser que você não tenha mais dependentes no seu plano de saúde, mas os valores continuam bastante elevados. Isso ocorre pois as seguradoras e operadoras acreditam que quanto mais velho o beneficiário, mais ele precisa de serviços de saúde.

Neste aspecto, eles têm razão. Você vai perceber que o número de consultas e check-ups que você realiza ao longo do ano vão aumentar. Prevenção é a chave nesta fase. Além disso, pode ser que você precise de especialistas para tratar algum problema como pressão alta, por exemplo. Ter hospitais próximos de casa se torna mais importante do que as coberturas para viagem.

Quem procura escolhe pelas seguintes operadoras:

Preços para a faixa etária de 49 a 53 anos

Qual plano contratar para a faixa etária de 54 a 58 anos?

Esta faixa etária é a penúltima a sofrer reajuste, sendo que a medida que as faixas avançam, os planos tendem a ficar mais caros. Muitos acreditam que manter o serviço pode ficar insustentável, mas existem maneiras de economizar.

Busque por hospitais que prestem atendimento perto da sua casa e médicos da sua confiança para realizar as suas consultas, que irão se tornar cada vez mais frequentes. Além disso, caso tenha desenvolvido alguma doença ou condição, procure se informar sobre os hospitais que prestam esse tipo de atendimento.

Quem procura escolhe pelas seguintes operadoras: 

Preços para a faixa etária de 54 a 58 anos

Qual plano contratar para a faixa etária superior a 59 anos?

Achar um plano de saúde para idosos pode ser uma tarefa bastante difícil, já que os valores são os mais altos, mesmo que a partir do 59 anos não haja mais reajuste por faixa etária. Nestes casos, é necessário mapear quais são as suas necessidades em saúde: você só precisa de acompanhamento ou precisa tratar alguma doença?

A ideia é combinar as suas maiores necessidades com profissionais da sua confiança e hospitais próximos da sua casa. Planos regionais costumam ser mais baratos, além de você não precisar se deslocar muito para ter atendimento.

Quem procura escolhe pelas seguintes operadoras:

Preços para a faixa etária acima de 59 anos

Qual é a faixa etária que mais utiliza planos de saúde?

Dentre os usuários de planos de saúde, 10,4% possuem idade entre 35 e 39 anos. Este é um comportamento observado tanto em homens quanto em mulheres, já que 10,4% das mulheres e 10,3% dos homens também encontram-se nesta faixa etária.

Não existe uma explicação real para estes números, porém a maior estabilidade financeira e a possibilidade de já terem formado uma família podem contribuir para esses números. Além disso, esta é uma faixa intermediária, isso quer dizer que os valores não são tão baixos, mas não chegam a ser tão caros como para alguns beneficiários mais velhos.

Quantidade de beneficiários por faixa etária

Qual faixa etária paga mais caro por planos de saúde?

A faixa etária que possui maiores problemas para adquirir ou manter o plano são aqueles que já estão com idade acima dos 59 anos. O convênio médico é um seguro e, como todo seguro, irá cobrar mais caro quando considerar o “risco maior”.

Nestes casos, o risco é que esses clientes vão precisar de mais consultas e intervenções médicas, o que acaba elevando os valores. Sendo assim, pessoas entre 75 e 79 representam apenas 1,7% dos beneficiários de plano de saúde no ano de 2019.

A melhor maneira de economizar com um plano de saúde é mapear quais são as suas necessidade de acordo com a sua faixa etária. Desta forma, é possível fazer uma escolha inteligente e que cabe no seu bolso.

Fontes:

[1] ANS - Sala de situação

Deisi Gois

Deisi Gois

Redação jornalística

Sou formada em jornalismo e, apesar do romantismo pelas antigas redações, minha praia sempre foi a internet. Há mais de um ano trabalhando com produção de conteúdo voltado para área de saúde, acredito que informação pode ser empoderadora e realmente oferecer uma experiência de compra diferenciada. Hoje integro a equipe de conteúdo da Zelas Saúde, onde estamos a passos largos mudando a relação do mercado com seus consumidores.